dicas para unha
Dica para unhas
Dicas para ter unhas bonitas
Toda mulher gosta de ter unhas bonitas e bem feitas. Mas mais do que um bom esmalte e uma boa manicure, é necessário ter alguns cuidados para manter suas mãos e unhas bonitas, saudáveis e com uma boa aparência. A seguir, cuidados que podem ser tomados em qualquer lugar, inclusive em casa, para evitar micoses e unhas fracas.
- Mesmo se não fizer as unhas em casa, mantenha no banheiro um "kit manicure" para ser usado em emergências, como uma festa inesperada ou quando sua unha quebra ou seu esmalte lasca.
- Tenha nesse kit lixa de unha, palitos, esmaltes (um bem claro e outro de sua cor de preferência), base de unhas, removedor de esmalte, algodão, cortador de unha e alicate.
- Cuide quando for cortar a unha sozinha. Cortes mal feitos facilitam o encravamento das unhas. Se não tiver prática, prefira sempre ir à manicure.
- Se as suas unhas estiverem quebradiças, passe uma base fortificante, cuide da alimentação, e mantenha as mãos hidratadas e longe de produtos químicos que ressecam as mãos como alvejantes e detergentes.
- Perca a mania de retirar a cutícula. Só as brasileiras têm essa cultura, e isso é uma porta de entrada para bactérias e micoses. Apenas retire os excessos de pele e aqueles "arrepiadinhos" que incomodam.
- Leve sempre o seu alicate e a sua lixa de unha quando for ao salão. Isso evita a contaminação de várias doenças, como AIDS, hepatite e micoses.
- Não use esmalte direto. Uma vez por mês fique um tempo sem esmalte para que a unha "respire".
- Não use acetona, mas sim removedor de esmalte. A acetona deixa as unhas ressecadas e quebradiças, pois sua composição química é muito forte.
Dicas para evitar unhas encravadas
As unhas encravadas podem ser um problema muito sério se não forem muito bem cuidadas e tratadas.
Normalmente as unhas encravam por causa do uso de sapato apertado, ou então pelo mal corte feito em casa, ou por uma manicure despreparada. Mas existem pessoas que têm tendência a ter unhas encravadas sempre.
Seja qual for o seu problema, aprenda e cuidar melhor dele com estas dicas seguintes:
- Sempre que a unha encravar procure um especialista. Podólogos são preparados para cuidar desse problema, e evitam que você sinta dores.
- Para as unhas não encravarem, nunca corte elas muito curtas. Deixe sempre uma pequena porção da borda livre.
- Corte as unhas sempre no formato quadrado, e termine lixando com uma lixa de madeira.
- Evite o uso de calçados apertados ou que tenham bico fino. Sempre que possível use chinelos ou tênis confortáveis.
- Nunca corte os cantinhos das unhas. Apenas lixe-os de maneira que não entrem na pele do dedo.
- Nunca retire as cutículas, pois elas são a proteção das unhas contra a entrada de microorganismos que podem causar infecções e micoses.
Dicas para proteger as mãos e unhas nos serviços domésticos
As mulheres estão cada vez mais modernas e sem dúvida nenhuma cada vez mais dominando (e bem!) o mercado de trabalho. Mas, das tarefas domésticas mais simples, nem homens nem mulheres podem fugir.
Mas, devemos sempre lembrar que lavar a louça, por exemplo, sempre causa danos as mãos. Então, para mantê-las sempre bonitas, leia algumas dicas que irão diminuir os danos causados pelas tarefas domésticas.
- Lembre-se sempre de trocar a esponja de lavar a louça, ou então deixá-la de molho em uma solução desinfetante. A esponja acumula muitos germes, que podem infectar nossas mãos e unhas.
- Use sempre luvas de borracha para lavar a louça. Além de proteger o esmalte das unhas, as luvas protegem dos danos dos detergentes.
- Se possível, compre detergentes em gel. Eles são mais caros, mas sua formulação é mais suave e protege mais as mãos.
- Se for limpar um banheiro, por exemplo, use sempre luvas de borracha. Isso evita a contaminação por germes presentes nos banheiros, e também protege as suas mãos e unhas de possíveis alergias e descamações que a formulação química dos produtos de limpeza pode causar.
- Sempre use um calçado fechado quando realizar qualquer tipo de limpeza. A sujeira pode causar micoses nos pés, devido aos germes e bactérias presentes nos ambientes úmidos.